Subscreva a

nossa Newsletter

para mais novidades

Faça parte da família Elements . Junte-se hoje.

    Trazer sorrisos de volta…

    Somos frequentemente contatados para transformar joias e dar uma nova vida a peças que por várias razões, deixaram de ser utilizadas com tanta frequência. Sejam transformações mais radicais e profundas (como fazer um pendente de um anel) ou simples intervenções de mudança de acabamento, admitimos que este tipo de serviços são desafios com os quais gostamos de trabalhar… É uma forma de respeitar o passado de um objeto e transportá-lo para o futuro!

     

    O exemplo que partilhamos prende-se com o descontentamento de uma pessoa com um anel que herdou, mais concretamente com o diamante central, o de maior dimensão. Nas palavras da sua proprietária,

    “O diamante central sempre me pareceu diferente dos outros, sem vida, com um aspeto nublado e inerte.”

    A sua desilusão é explicada por uma característica de origem natural que surge em muitos diamantes, a fluorescência. Quando alguns diamantes são expostos a emissões UV (como é o caso da luz solar ou lâmpadas fluorescentes), emitem uma radiação azulada que varia de intensidade.

    Esta condição tem em muitos casos – sobretudo se a intensidade da fluorescência for forte – implicação na beleza generalizada do diamante, que nos parece ao olhar ter uma aparência mais oleosa e nublosa.

    Identificado o problema e devidamente contextualizado, a cliente foi informada que esta condição apresentada pelo diamante não podia ser modificada, isto é, não podia ser aplicado nenhum tipo de procedimento técnico ou químico que anulasse a fluorescência. O caminho passava pela sua substituição…

    Curiosamente em conversa surgiu uma admiração especial por rubis que por coincidência era a pedra do seu mês de aniversário (Julho) e em resultado de um processo de seleção, optou-se por colocar um belíssimo Rubi birmanês em talhe oval, uma pedra que através da sua cor e exotismo foi capaz de dar origem a um anel completamente novo e diferente.

    (Para saber mais sobre diamantes agende uma marcação com a Elements 75’80 aqui. )

     

    Post a Comment

    A Elements 75´80 é um espaço dedicado à joalharia contemporânea e às pedras preciosas aberto ao público desde 2008.

    Nuno e Marco dos Santos, sangue novo da joalharia nacional, que após um percurso internacional juntaram-se para realizar este projecto de joalharia, o qual tem como orientação um princípio muito claro, na Elements 75´80 só se apresentam jóias e objectos que pessoalmente ambos respeitam e admiram.

    Inovação, criatividade e vanguarda são algumas das premissas que caracterizam as marcas representadas em exclusivo pela Elements 75´80 e que se apresentam como uma via alternativa ao mundo das “marcas globais” e da uniformidade.

    Nas suas lojas não se encontram marcas ou jóias focadas na produção em massa. Na Elements 75´80 encontram-se os clássicos do futuro.

     

    Segue-nos
    Ig. Fb. Yt.

    Todas as peças vendidas através das nossas lojas físicas e online possuem punção (contraste) feito pela INCM - Casa da Moeda. Através do seguinte link poderá aceder à informação das marcas a constar nas peças vendidas: https://www.contrastaria.pt/marcas-de-portugal/

    MARCAR UMA CONSULTA PERSONALIZADA

    Deixe um Profissional Experiente da Elements apresentar-lhe a colecção de jóias e várias opções de personalização. Preencha o formulário para marcar uma consulta. Sem qualquer compromisso.

    Consulta de Diamantes está disponível durante o horário de abertura da loja. Um representante da Elements irá o contactar nas próximas 48h para confirmar a sua marcação.

    DETALHES PARA A SUA MARCAÇÃO

      Os critérios de avaliação de um diamante: os 4 C’s

      São 4 os critérios utilizados por profissionais da indústria diamantífera para aferir o valor de um diamante: os chamados 4 C’s. Este sistema foi desenvolvido pelo GIA (Gemological Institute of America) e significam literalmente Carat weight (peso), Cut (talhe), Color (cor) e Clarity (pureza). Aconselhe-se com os nossos profissionais acreditados e encontre a pedra perfeita que melhor reflita um balanço perfeito entre os 4 critérios...

      Color - Cor

      A cor nos diamantes é sobre tudo aquilo que não conseguimos ver. Os diamantes são avaliados pelo quanto se aproximam da total ausência de cor – quanto menos cor, maior o seu valor (a exceção a esta regra são os chamados diamantes de cor fancy, tal como cor de rosa, amarelos, verdes ou azuis, que têm uma tabela de avaliação própria).

      A Elements 75’80 baseia-se na escala de cor criada pelo GIA e que é a atual base da indústria mundial e seleciona diamantes que oscilam entre os graus de cor D até H, cujas nuances entre si são muitíssimo pequenas.

      A escala inicia-se na letra D, que representa incolor e continua até à letra Z, com o aumento da presença de nuances de cor amarelada ou acastanhada. Cada letra tem uma aparência de graduação de cor, que é medida através de um sistema de comparação e sob condições de luz controlada, por gemólogos altamente treinados pelo GIA.

      Cut - Talhe

      A qualidade do talhe (vulgo lapidação), é o fator chave que determina o fogo, cintilância e brilho de um diamante. O encanto e a beleza de um diamante depende mais da qualidade do talhe do que qualquer outra coisa...

      O sistema implementado pelo GIA para a graduação da qualidade do talhe divide-se em dois critérios, um relacionado com a aparência e outro relacionado com proporções técnicas. No primeiro são analisados a qualidade do brilho, cintilância e fogo do diamante e por fim são estudadas as proporções entre a simetria das medidas da lapidação, rácio de peso e qualidade do polido. Em suma, aquilo que se pretende é julgar a interligação entre todas estas características, que em conjunto, permitem tirar o melhor partido possível do brilho e fogo que só os diamantes oferecem.

      A função principal dos especialistas em diamantes da Elements 75’80 é ajudar os seus clientes a tomar uma decisão mais informada quando tiverem de escolher um diamante que disponha do melhor equilíbrio entre cor, pureza e peso, com a qualidade do talhe.

      Clarity – Pureza

      Por serem formados a muita profundidade no interior da Terra e sob condições extremas de alta temperatura e pressão, os diamantes contêm muitas vezes “marcas de nascença” internas (inclusões), ou externas (defeitos).

      A pureza de um diamante está relacionada com a ausência dessas inclusões ou defeitos. E diamantes que sejam limpos dessas “marcas de nascença” são raros, e a raridade é um fator de influencia muito o valor de um diamante...

      A Elements 75’80 segue à risca o sistema de graduação da pureza dos diamantes criado pelo GIA e que hoje é o standard internacional, reconhecido pela indústria em todo o mundo. Este sistema separa os diamantes mais limpos (FL) daqueles que apresentam mais inclusões (I3).

      A análise é feita por gemólogos especializados através da observação com um aumento de 10x (lupa) e sob essa condição podemos dizer que nenhum diamante é perfeito. Mas alguns – poucos - estão perto. São conhecidos como Flawless e são excecionalmente raros.

      A escala de pureza do GIA tem 11 categorias, sendo que a maioria dos diamantes comercializados com qualidade gema se situam na escala VS (para very slightly included) ou SI (slightly included).

      • Flawless (FL) – Sem inclusões internas ou defeitos de superfície sob observação com aumento de 10x.
      • Internally Flawless (IF) – Sem inclusões internas e apenas com micro defeitos detectados na superfície, sob observação com aumento de 10x.
      • Very, Very Slightly Included (VVS1 e VVS2) – Inclusões muito difíceis de detetar sob observação com aumento de 10x.
      • Very Slightly Included (VS1 e VS2) – Inclusões são mínimas e variam de dificeis a relativamente fáceis de observar sob aumento de 10x.
      • Slightly Included (SI1 e SI2) – Inclusões são fáceis de observar sob aumento de 10x.
      • Included (I1, I2, e I3) – Inclusões são óbvias sob aumento de 10x e causam impacto negativo na transparência e brilho de um diamante.

      Carat Weight - Peso

      Diamantes e outras gemas são pesados em quilates, sendo 1 quilate o equivalente a 0,2 grs. Da mesma forma que 1 Euro pode ser dividido em 100 cêntimos, o quilate também é dividido em “pontos”. Por exemplo, um diamante de 50 pontos pesa 0,50 quilates. Alertamos todavia que dois diamantes com o mesmo peso podem ter valores muito diferentes devido à combinação dos demais critérios que vimos acima: a cor, o talhe e o grau de pureza.

      Apenas 5% da extração de diamantes tem qualidade-gema, isto é, seguem para a indústria de joalharia. E desses, apenas uma minoria atinge pesos superiores a 1 quilate...

      Diferenças ínfimas no peso afetam enormemente o valor dos diamantes. Consulte-nos para um aconselhamento sobre como escolher o diamante perfeito AQUI.

      14.7 mm


      46


      14.9 mm


      47


      15.3 mm


      48


      15.7 mm


      49


      15.9 mm


      50


      16.3 mm


      51


      16.5 mm


      52


      16.9 mm


      53


      17.3 mm


      54


      17.5 mm


      55


      17.9 mm


      56


      18.1 mm


      57


      18.5 mm


      58


      18.8 mm


      59


      19.2 mm


      60


      19.4 mm


      61


      19.8 mm


      62


      20.2 mm


      63


      20.4 mm


      64


      20.8 mm


      65


      21 mm


      66


      21.4 mm


      67


      21.8 mm


      68


      COMO ENCONTRAR O TAMANHO DO ANEL

      Use o nosso guia para encontrar o melhor anel para si.
      Em seguida, defina qual é o melhor círculo si. Se o tamanho do seu anel está entre os 2 círculos, deve escolher a metade do tamanho.

      TENHA EM ATENÇÃO

      Antes de imprimir, verifique se o "zoom" da página está definido para "Nenhum" nas opções de impressão.
      Configure sua impressora para papel A4 (210 x 297 mm).

      Portugal Diameter
      (mm)
      Europe UK
      6 14.7 46 Tamanho H
      7 14.9 47 Tamanho H 1/2
      8 15.3 48 Tamanho I 1/2
      9 15.7 49 Tamanho J 1/2
      10 15.9 50 Tamanho K
      11 16.3 51 Tamanho L
      12 16.5 52 Tamanho L 1/2
      13 16.9 53 Tamanho M 1/2
      14 17.3 54 Tamanho N 1/2
      15 17.5 55 Tamanho O
      16 17.9 56 Tamanho P
      17 18.1 57 Tamanho P 1/2
      18 18.5 58 Tamanho Q 1/2
      19 18.8 59 Tamanho R
      20 19.2 60 Tamanho S
      21 19.4 61 Tamanho S 1/2
      22 19.8 62 Tamanho T 1/2
      23 20.2 63 Tamanho U 1/2
      24 20.4 64 Tamanho V
      25 20.8 65 Tamanho W
      26 21 66 Tamanho W 1/2
      27 21.4 67 Tamanho X 1/2
      28 21.8 68 Tamanho Z

      MARCAR UMA CONSULTA PERSONALIZADA

      Deixe um Profissional Experiente da Elements apresentar-lhe a colecção de jóias e várias opções de personalização. Preencha o formulário para marcar uma consulta. Sem qualquer compromisso.

      Consulta de Diamantes está disponível durante o horário de abertura da loja. Um representante da Elements irá o contactar nas próximas 48h para confirmar a sua marcação.

      DETALHES PARA A SUA MARCAÇÃO